Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

DesempenhoEconômico

EC7

A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) é o órgão que determina as tarifas praticadas pela Cesan. Entre outros aspectos, o modelo tarifário define com objetividade os critérios para concessão de Tarifa Social, além de determinar tarifas progressivamente maiores para consumos mais elevados, estimulando a economia e redução do desperdício.

A Tarifa Social é destinada à população de baixa renda e oferece descontos de até 60% nas tarifas residenciais de água e esgoto. O benefício está disponível para clientes cadastrados no Programa Bolsa Família, do Governo Federal; Bolsa Capixaba, do Governo Estadual; Programa de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I; e Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades – Recursos FDS.

Em 2016 13.250 pessoas foram beneficiadas com a tarifa social, totalizando R$ 3.684.886,10 em descontos concedidos nas tarifas de água e esgoto.

Estrutura tarifária

São cinco categorias:

- Tarifa social;

- Residencial

- Comércio / serviços

- Indústria

- Poder público

Com seis faixas de consumo:

- 0 a 10 m³

- 11 a 15 m³

- 16 a 20 m³

- 21 a 30 m³

- 31 a 50 m³

- mais de 50 m³

Acesse aqui os valores das tarifas praticadas pela Cesan.

Locais para pagamento

Para garantir acessibilidade a Cesan oferece diversos canais para pagamento das faturas de água e esgoto, que podem ser feitas por meio de caixas eletrônicos, internet banking, banking fone, agências bancárias, casas lotéricas, unidades dos correios, correspondentes bancários e agentes credenciados da Rede Pague Fácil da Cesan.

Os clientes que optam pelo débito automático em conta corrente recebem as contas antes do vencimento e sabem com antecedência o valor e o dia em que o banco irá efetuar o débito da fatura de água e esgoto.

A Cesan tem convênio com as principais instituições bancárias, com agências distribuídas por todo o Estado do Espírito Santo, entre elas:

- Banco Banestes, com 130 agências e 353 postos de atendimento do Banesfácil;

- Bancoob / Sicoob, com 101 agências cooperadas;

- Banco do Brasil, com 97 agências e 231 correspondentes bancários incluindo as agências do Correios através do Banco Postal;

- Banco Bradesco, com 60 agências e 174 correspondentes bancários;

- Banco Itaú, com 41 agências e 17 Correspondentes Bancários;

- Banco Santander, com 28 agências do e 33 correspondentes bancários;

- Banco Mercantil, com 1 agência;

- Caixa Econômica Federal, com 77 agências, 12 Postos de atendimento bancário, 250 unidades lotéricas e 10 correspondentes Caixa Aqui.

- Além de 25 agentes credenciados da Rede Pague Fácil Cesan, distribuídos entre farmácias, papelarias, lojas e supermercados;

Ao todo são 1.640 locais de pagamento no Espírito Santo.