Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

DesempenhoSocial

SO9

Por ser uma empresa de economia mista e fazer parte da administração pública indireta do Estado do Espírito Santo, a Cesan qualifica e seleciona os fornecedores de bens e serviços através dos procedimentos licitatórios previstos na Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, bem como da Lei 10.520/2002 e Decreto Estadual nº 1.527-R/2005.
A “Contratação Global” de materiais elétricos (2012) e materiais metálicos (2014), o “Global Service” de fornecimento de Produtos Químicos (2014) e a “ATA de Registro de Preços” de Tubos de Ferro Fundido (2015) são exemplos de inovações que a Cesan passou a utilizar para aumentar a agilidade e a flexibilidade da contratação através da licitação.
Os critérios para a aquisição de materiais e serviços vão além das exigências legais e a sua definição começa antes da fase externa da licitação. Nos estudos dos projetos de obras, de manutenção e serviços em geral, as unidades especializadas realizam análise de mercado, comparação técnica de aplicação tecnológica de materiais, revisão de aspectos legais, análise de custo-benefício, além de outros aspectos que contribuem para melhor definição do objeto e das condições de aquisição pela Cesan.
A Cesan avalia e fiscaliza os fornecedores de materiais e serviços através de procedimentos organizacionais que visam assegurar o atendimento dos requisitos. Para cada tipo de fornecedor existem critérios e procedimentos específicos de avaliação. Em 2016, dos 186 fornecedores avaliados, um foi advertido e três suspensos.