Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

DesempenhoSocial

PR1

Qualidade da água

A Cesan elabora e entrega aos clientes o relatório anual com informações ao consumidor sobre a qualidade da água distribuída. A medida atende ao Decreto Federal 5440/05 e traz informações referentes ao sistema de abastecimento de água, resultados das análises periódicas de controle da qualidade da água distribuída, entre outras informações.
Acesse aqui os relatórios anuais de qualidade da água de 2016, publicados em 2017.

Retirada de ligações clandestinas e inativas

Entre as atividades para garantir a qualidade e regularidade no fornecimento de água para a população, a Cesan realiza a retirada de ligações clandestinas e inativas à rede pública de abastecimento. Essa atividade reduz as perdas de água, contribui para a eliminação de vazamentos não visíveis provocados por instalações fora do padrão, além da equalização das pressões, vazões controladas e composição dos volumes de água distribuídos, utilizados para cálculo da tarifa.
O trabalho é desenvolvido por meio de análises das ocorrências de leitura e denúncias, que geram lotes de matrículas com probabilidade de serem ligações irregulares. A pesquisa da fraude é feita por meio de visita aos imóveis, vistoria nos ramais, no padrão de ligação de água, no hidrômetro e nas instalações hidráulicas do imóvel, regularização da ligação de água e substituição do hidrômetro quando necessário. Os clientes cujas ligações tiveram irregularidades retiradas são notificados e penalizados conforme Resolução 008 da Arsp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo). Em 2016 foram realizadas 20.402 pesquisas e 2.900 notificações.
A Companhia também faz o mapeamento de possíveis ligações clandestinas através de denúncias recebidas pelo sistema de atendimento ao cliente e por meio de informações de ligações ativas, lotes com edificações e imagens georreferenciadas para visita e regularização. Às prefeituras são solicitadas informações com a indicação de todos os loteamentos irregulares e também se consulta o município quando há pedido de nova ligação em área não regularizada. Ligações inativas são vistoriadas semestralmente. As ligações com violação da supressão são reativadas no sistema comercial com a respectiva aplicação de multa. Em 2016 foram 28.450 vistorias, que resultaram em 6.774 ativações e uma recuperação de receitas estimada em R$ 3 milhões.

Atendimento a reclamações de falta d´água

Em 2016 a Cesan recebeu e solucionou 66.825 pedidos para verificação do abastecimento ou falta d´água. As solicitações foram recebidas pelo telefone 115, com chamada gratuita; pela internet, no site www.cesan.com.br; e nos escritórios de atendimento presenciais. Na Grande Vitória, o atendimento ao cliente da Companhia conta com certificação de qualidade ISO 9001.
Após registro pelo sistema de atendimento, as unidades responsáveis realizam a recepção das demandas e encaminham para execução. A verificação da falta d´água e resolução do problema é feita no prazo de 24 horas. Caso o cliente entre em contato reclamando da não execução dentro do prazo, os atendentes encaminham a demanda para a equipe de gestão do Call Center que intercede junto à unidade executora. O atendimento é feito com prioridade para presídios, hospitais e escolas.

Inspeção em materiais

A qualidade dos materiais utilizados têm reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados, na gestão dos recursos e na preservação ambiental, pois evitam desperdícios de água e a contaminação dos lençóis freáticos por vazamentos de esgoto. Para garantir a qualidade dos materiais utilizados nas obras de saneamento, em 2016 a Cesan realizou 549 inspeções em fornecimento de materiais considerados estratégicos, das quais resultaram 13 reprovações, representando 2,37% dos pedidos desse tipo de material.
Entre as ações para garantir que não haja divergência entre o contratado e o fornecido, a Companhia realiza a pré-qualificação dos fornecedores, a especificação adequada dos itens pautada nas exigências normativas, análise técnica, e conta com apoio técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), mediante contrato que permite o acesso à base de dados e aos serviços de inspeção e qualificação de materiais, equipamentos e fornecedores, além de facilitar o contato com potenciais fornecedores, permitindo acesso aos processos e decisões referentes às contratações.