Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

DesempenhoEconômico

EC1
A receita líquida da Cesan em 2016 foi de R$ 712,1 milhões, representando um crescimento de 11,65% em relação ao período anterior. Dentre as causas para esse incremento, destacam-se os reajustes tarifários de 10,59% e 11,06% concedidos pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsp) nos meses de agosto de 2015 e 2016 respectivamente e o acréscimo de 49.851 economias de esgoto no ano de 2016. A geração de caixa operacional da Companhia no ano (Ebitda) foi de R$ 204 milhões e o exercício foi encerrado com lucro líquido de R$ 91,4 milhões.
Os investimentos totalizaram R$ 186,6 milhões e foram destinados principalmente para a construção de novos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que beneficiaram 2,3 milhões de pessoas com água tratada de qualidade e 1,4 milhão de pessoas com coleta e tratamento do esgoto.
Pelo segundo ano consecutivo houve queda no volume de água produzida e distribuída pela Companhia, demonstrando claramente a mudança de hábitos no consumo de água pela população. A Cesan, diante deste novo cenário, está revisando seus processos e o modelo de negócio em busca de parcerias estratégicas para aumentar a capacidade de investimentos para assegurar a universalização do abastecimento de água e ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Clique aqui para ver a íntegra do balanço patrimonial e as demonstrações dos resultados do exercício 2016.

Investimentos por microrregião

MUNICÍPIO ÁGUA ESGOTO DI/DO/ATIVO FIXO TOTAL
CARIACICA 4.429.075 3.462.393 0 7.891.467
FUNDÃO 15.398 53.294 0 68.692
GUARAPARI 3.042.923 614.143 363.469 4.020.534
SERRA 77.158.500 44.220.679 0 121.379.180
VIANA 1.089.494 1.018.306 0 2.107.800
VILA VELHA 5.801.596 3.362.421 0 9.164.017
VITÓRIA 4.224.023 3.450.182 3.213.757 10.887.962
METROPOLITANA 95.761.009 56.181.417 3.577.226 155.519.652
SANTA LEOPOLDINA 1.148.756 222.121 0 1.370.876
SANTA MARIA DE JETIBÁ 1.157.000 1.062.067 0 2.219.067
SANTA TERESA 124.060 4.908 0 128.968
CENTRAL SERRANA 2.429.816 1.289.096 0 3.718.911
AFONSO CLÁUDIO 27.267 12.020 0 39.288
BREJETUBA 2.923 0 0 2.923
CONCEIÇÃO DO CASTELO 27.892 142.988 0 170.880
DOMINGOS MARTINS 619.049 314.935 0 933.983
LARANJA DA TERRA 4.669 0 0 4.669
MARECHAL FLORIANO 16.820 1.665.306 0 1.682.126
VENDA NOVA DO IMIGRANTE 687.018 9.531 0 696.549
SUDOESTE SERRANA 1.385.638 2.144.780 0 3.530.418
ANCHIETA 3.499.516 408.481 0 3.907.998
PIÚMA 448.840 282.050 0 730.890
PRESIDENTE KENNEDY 4.746 0 0 4.746
RIO NOVO DO SUL 0 0 0 0
LITORAL SUL 3.953.102 690.531 0 4.643.633
APIACÁ 315.518 3.563 0 319.081
ATÍLIO VIVÁCQUA 721.517 0 0 721.517
CASTELO 0 710.744 0 710.744
MUQUI 197.582 0 0 197.582
CENTRAL SUL 1.234.617 714.307 0 1.948.924
BOM JESUS DO NORTE 16.319 11.973 0 28.292
DIVINO DE SÃO LOURENÇO 2.350 63.687 0 66.036
DORES DO RIO PRETO 2.555 140 0 2.695
IBATIBA 11.409 0 0 11.409
IRUPI 3.680 0 0 3.680
IÚNA 29.375 390.853 0 420.228
MUNIZ FREIRE 12.182 7.226 0 19.408
SÃO JOSÉ DO CALÇADO 0 0 0 0
CAPARAÓ 77.870 473.879 0 551.748
ALTO RIO NOVO 195.472 0 0 195.472
PANCAS 214.916 21.056 0 235.972
SÃO GABRIEL DA PALHA 129.041 15.744 0 144.785
SÃO ROQUE DO CANAÃ 431.684 45.743 0 477.427
VILA VALÉRIO 79.830 1.384 0 81.214
CENTRO OESTE 1.050.943 83.927 0 1.134.869
BOA ESPERANÇA 50.863 3.714 0 54.578
CONCEIÇÃO DA BARRA 605.494 528 0 606.021
MONTANHA 52.900 5.844 0 58.744
MUCURICI 113.815 529.667 0 643.481
PEDRO CANÁRIO 112.500 596.848 0 709.347
PINHEIROS 519.337 48.166 0 567.503
PONTO BELO 342.982 1.564 0 344.547
NORDESTE 1.797.890 1.186.331 0 2.984.221
ÁGUA DOCE DO NORTE 9.586 0 0 9.586
ÁGUIA BRANCA 6.536 0 0 6.536
BARRA DE SÃO FRANCISCO 219.145 18.059 0 237.204
ECOPORANGA 766.461 102.014 0 868.474
MANTENÓPOLIS 63.611 1.695.590 0 1.759.201
NOVA VENÉCIA 0 9.444.977 0 9.444.977
VILA PAVÃO 196.700 0 0 196.700
NOROESTE 1.262.038 11.260.639 0 12.522.677
TOTAL 108.952.922 74.024.905 3.577.226 186.555.054

 

Principais entregas

Dentre os R$ 186,6 milhões investidos pela Cesan em 2016, destacam-se algumas entregas de obras de saneamento para a população, entre elas:

EC1_A_reservatorio Guarapari

O novo reservatório de Guarapari tem capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água

- Ampliação do sistema de abastecimento de água na sede de Guarapari, no valor de R$ 25 milhões. Foi construída uma nova estação de tratamento de água e um reservatório com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, além de 30 km de redes de distribuição de água

- Implantação da 2ª etapa do sistema de esgotamento sanitário em Venda Nova do Imigrante, no valor de R$ 31 milhões. Foram implantados 17 km de redes coletoras, mil ligações prediais e construída uma nova estação com capacidade para tratar 72 l/s (litros por segundo), ou 6,4 milhões de litros por dia.

A nova estação pode tratar 6,4 milhões de litros de esgoto por dia

A nova estação pode tratar 6,4 milhões de litros de esgoto por dia

Obras em andamento

O Governo do Estado deu início em 2016 ao maior programa ambiental já realizado no Espírito Santo, o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que vai investir cerca de R$ 1,2 bilhão em cinco anos. O programa integra várias unidades do Governo em ações para garantir o acesso à água para seus diversos usos, ampliar a cobertura vegetal no Estado, institucionalizar boas práticas agrícolas e de construção de estradas vicinais para reduzir o assoreamento dos corpos d´água, além de obras de saneamento para ampliar a cobertura com esgotamento sanitário nas bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória.

Em 2016 foram iniciadas as primeiras obras de esgotamento sanitário na Região do Caparaó, sul do Espírito Santo, nos municípios de Iúna, Ibatiba, Dores do Rio Preto e Irupi. O investimento de R$ 53,3 milhões vai beneficiar uma população de 34,1 mil habitantes com a construção de quatro estações de tratamento de esgoto, 58 km de redes coletoras e 14 estações elevatórias. Atualmente, o índice de coleta e tratamento de esgoto na Região do Caparaó é próximo a zero e a expectativa é chegar a 100% de atendimento.

Na Região Norte do Espírito, o destaque fica para a complementação do sistema de esgotamento sanitário em Nova Venécia. Com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), estão sendo aplicados R$ 8 milhões na implantação de 14 km de redes coletoras, 2,6 km de redes de recalque, 10 estações elevatórias e 1.400 ligações prediais.

Presidente da Cesan, Pablo Andreão, discursa em evento de assinatura da ordem de início dos serviços em Iúna, Sul do Espírito Santo

Presidente da Cesan, Pablo Andreão, discursa em evento de assinatura da ordem de início dos serviços em Iúna, Sul do Espírito Santo

Reis Magos

Diante do cenário de escassez hídrica, a Cesan antecipou em cinco anos a construção do sistema de abastecimento de água Reis Magos. Prevista para 2020, as obras foram iniciadas em 2015 e tiveram mais de 80% do cronograma realizado em 2016. O investimento de cerca de R$ 70 milhões é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai beneficiar diretamente 150 mil pessoas e indiretamente 700 mil, considerando que diminuirá a sobrecarga sobre o Sistema Santa Maria da Vitória, que atende parte da Região Metropolitana da Grande Vitória.

EC1_D_Reis_Magos

A implantação do Sistema Reis Magos foi antecipada em 5 anos

Aumento das ligações de esgoto

O Programa Se Liga na Rede é uma iniciativa da Cesan para mobilizar a população para efetivar as ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto implantada na Região Metropolitana da Grande Vitória. Em cada comunidade onde o sistema de esgotamento é implantado são promovidos encontros comunitários com as lideranças locais. Agentes da Companhia também vão de porta em porta explicar a importância da ligação de esgoto com o objetivo de estimular os moradores a conectar os imóveis à rede.

Em 2016 houve um acréscimo de 49.851 novas economias ligadas à rede de esgoto, representando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O resultado pode ser atribuído à intensificação das ações para despoluição da Baía de Vitória, que promoveu a ligação de grandes geradores de esgoto, ou seja, os maiores faturamentos da indústria, comércios e condomínios; além de obras de interligação de novas redes de esgoto e parcerias com prefeituras municipais para a fiscalização. O faturamento do serviço de tratamento de esgoto em 2016 teve um incremento de R$ R$ 39,3 milhões em relação ao ano anterior.

Combate a perdas comerciais e fraudes

A busca pelas causas fundamentais relacionadas às perdas comerciais abarca as ligações clandestinas em áreas regulares e irregulares, falhas ou ausência de medição do consumo, fraudes, ligações inativas, falhas de cadastro, falhas de faturamento e perdas reais. Em 2016 foi encerrado o primeiro ciclo PDCA (sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act) aplicado ao Programa de Redução de Perdas.

O monitoramento da qualidade dos hidrômetros contribui para que o volume de água consumido seja medido de maneira eficaz. Por meio de sistemas online, acompanha-se a execução do serviço de leitura. A solicitação para que possíveis erros sejam corrigidos é feita no mesmo dia. O parque de hidrômetros é substituído periodicamente conforme critérios da Companhia e do órgão regulador.

Para reduzir as ligações irregulares às redes de água são feitas análises das ocorrências de leitura e denúncias, que geram lotes de matrículas com probabilidade de serem ligações irregulares. A pesquisa da fraude é feita por meio de visita aos imóveis, vistoria nos ramais, no padrão de ligação de água, no hidrômetro e nas instalações hidráulicas do imóvel, regularização da ligação de água e substituição do hidrômetro quando necessário. Os clientes cujas ligações tiveram irregularidades retiradas são notificados e penalizados conforme Resolução 008 da Arsp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo). Em 2016 foram realizadas 20.402 pesquisas e 2.900 notificações.

A Companhia também faz o mapeamento de possíveis ligações clandestinas através de denúncias recebidas pelo sistema de atendimento ao cliente e por meio de informações de ligações ativas, lotes com edificações e imagens georreferenciadas para visita e regularização. Às prefeituras são solicitadas informações com a indicação de todos os loteamentos irregulares e também se consulta o município quando há pedido de nova ligação em área não regularizada. Ligações inativas são vistoriadas semestralmente. As ligações com violação da supressão são reativadas no sistema comercial com a respectiva aplicação de multa. Em 2016 foram 28.450 vistorias, que resultaram em 6.774 ativações e uma recuperação de receitas estimada em R$ 3 milhões.

Redução da inadimplência

Uma das medidas para reduzir a inadimplência é intensificar a negativação, reduzindo o prazo de 50 para 38 dias após vencimento das faturas. Por meio da atualização cadastral se obtém informações que permitem executar ações de negativação dos clientes inadimplentes. Para isso a Cesan tem contratos com fornecedores para enriquecer os dados cadastrais e realizar abordagens em campo. Foram validados mais de 27 mil clientes com cadastros anteriores a 2016.

Também foram intensificadas as ações de comunicação, com envio de um segundo comunicado para clientes negativados, SMS com reforço sobre a cobrança e carta com condições especiais para a quitação dos débitos. Paralelamente, as ações para recuperação de créditos incluíram a cobrança de matrículas que foram cortadas, mas tiveram evolução de consumo e realização de projeto piloto para cobrança de débitos mais antigos. O resultado obtido foi um crescimento de 44,75% na recuperação de créditos, passando dos R$ 56.812.420,84, recuperados em 2015, para R$ 82.233.817,28 recuperados em 2016.

Cliente especial

A Cesan tem três segmentações de clientes: residencial; industrial, comercial e serviço; e público. Clientes da categoria público ou que tenham consumo superior à 270m³ por mês são considerados Clientes Especiais e têm canais de atendimento especializado, por telefone, e-mail ou presencial, além dos canais convencionais de atendimento. Essa carteira de clientes conta com cerca de nove mil matrículas e representa 33% do faturamento. Uma marcação no sistema comercial permite identificar os Clientes Especiais e através do CCC (Centro de Controle Comercial) todas as matrículas da carteira são analisadas mensalmente após o faturamento para identificar os desvios de consumo e priorizar ações para tratamento das inconsistências, de forma a realizar um faturamento justo e preciso.

Tarifa Social

É um programa de redução das tarifas de água e esgoto para clientes residenciais de baixa renda. Para fazer parte do programa os moradores devem ser beneficiários dos programas sociais Bolsa Família, do Governo Federal; Bolsa Capixaba, do Governo Estadual; Benefício de Prestação Continuada e Programa Minha Casa Minha Vida, Faixa I e Entidades – recursos FDS (Fundo de Desenvolvimento Social).

Parcerias

A Cesan tem buscado Parcerias Público-Privadas (PPP) para universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário. Atualmente a companhia conta com dois contratos dessa natureza nos municípios de Serra e Vila Velha, na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Em Serra, o contrato com a sociedade de propósito específico (SPE) Serra Ambiental teve início em 2015 e até dezembro de 2016 já haviam sido investidos R$ 72 milhões, com implantação pelo parceiro de 76 km de redes coletoras, interceptoras e de recalque, além da interligação de 37.131 imóveis. Isso representa 282 milhões de litros por mês que deixaram de ser lançados sem tratamento no meio ambiente. A meta é que o serviço seja universalizado no município de Serra até 2023. O investimento total previsto é de mais de R$ 400 milhões.

O leilão para a PPP de Vila Velha na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&Bovespa)

O leilão para a PPP de Vila Velha na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&Bovespa)

No final de 2016 foi realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&Bovespa) a concorrência da PPP para universalizar o serviço em Vila Velha. A vencedora foi a SPE Vila Velha Ambiental S.A. que tem como meta universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 10 anos. O investimento previsto é de R$ 643 milhões. O início da concessão administrativa será efetivado em 2017.

Para acompanhar o desempenho dos serviços realizados pelas concessionárias nos contratos de PPPs a Cesan realiza fiscalização em campo e acompanha 16 indicadores de construção e operação. Dentre eles o número de ligações de esgoto disponibilizadas, a remoção de carga orgânica, o índice de ligações conectadas, a satisfação por ordem de serviço, dentre outros.