Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

DesempenhoSocial

SO2

Impactos das obras de saneamento

O principal impacto negativo gerado pelas obras de saneamento diz respeito aos transtornos no trânsito de pessoas e veículos provocados pelas escavações. Para minimizar esse incomodo a Companhia procura realizar as obras com interdições parciais das vias durante o dia e interdições totais durante a noite onde o fluxo de veículos é menor. Outros impactos comuns às obras de saneamento são aberturas de valas, movimentação de maquinas e geração de poeira. Para reduzir esses transtornos, a Companhia informa previamente às comunidades locais sobre a forma e prazo de realização dessas obras, além de colocar toda sinalização de segurança necessária e, em alguns casos, molhar as vias para reduzir a geração de poeira. No caso de serviços de reparos nas redes de água e esgoto as intervenções ocorrem quase sempre em caráter emergencial e não há possibilidade de prévio aviso para a população.

Em casos de má pavimentação o pagamento do fornecedor responsável é retido até que o serviço seja feito de forma adequada

Em casos de má pavimentação o pagamento do fornecedor responsável é retido até que o serviço seja feito de forma adequada

Abatimento da pavimentação

Após a implantação das redes de água ou esgoto, em alguns pontos isolados ocorrem abatimentos na pavimentação. Para reduzir esse impacto a fiscalização da Cesan atua rigorosamente nos serviços de acabamento das obras e em casos de má pavimentação o pagamento do fornecedor responsável é retido até que o serviço seja feito de forma adequada.

Em 2016 o sistema de atendimento ao cliente da Cesan registrou 5.687 reclamações referentes a impactos negativos na pavimentação das vias.

Sinistros provocados por vazamentos

Eventualmente a atividade de empresas contratadas para execução de obras e os vazamentos de água ou esgoto podem provocar danos ao patrimônio de terceiros quando ocorrem alagamentos ou prejudicam as condições das vias e danificam veículos. Quando ocorrem, esses sinistros são acompanhados por equipe especializada da Companhia, que presta toda assistência às pessoas atingidas e promove o ressarcimento quando ocorre dano. Em 2016 foram 93 casos com sinistros, nos quais foram aplicados R$ 102.390,02 em ressarcimentos.

Falta d´água

No ano de 2016 o Espírito Santo ainda viveu os reflexos da pior seca dos últimos 80 anos. Os principais rios que abastecem a Grande Vitória, o Jucu e o Santa Maria da Vitória, atingiram vazões abaixo do nível crítico, fazendo com que a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) determinasse a implantação de sistema de rodízio no abastecimento de água para cerca de dois milhões de habitantes da região. Vários municípios decretaram estado de emergência e o Governo do Estado editou legislação restritiva de uso da água, para garantir o abastecimento da população e a dessendentação animal.

Nesse contexto, em 2016 foram registrados 69.404 casos de falta d´água nos sistemas de atendimento ao cliente da Cesan. Para reduzir o impacto da falta d´água por problemas na produção e distribuição, a Cesan atua no controle da eficiência dos serviços de manutenção e busca aumentar a rapidez no atendimento para reduzir o número de reclamações. A Companhia também investe na ampliação dos serviços de abastecimento de forma a acompanhar o crescimento populacional das cidades que atende. Em 2016 foram investidos R$ 109.952.922,06 na ampliação melhoria e implantação de novos sistemas de abastecimento de água.

O destaque na redução das reclamações de falta d´água em 2016 ficou para o município de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, onde ocorreu uma redução de 32,8% na quantidade de reclamações por falta d´água em relação ao ano anterior. O resultado foi conseguido com a ampliação da adutora de água tratada que atende o município.

Interrupções no abastecimento

Em situações programadas ou emergenciais o abastecimento de água precisa ser interrompido para a população para a execução de serviços de manutenção ou reparo. Nesses casos, a Cesan adota procedimentos para informar com antecedência sobre a execução dos serviços, de forma que os moradores possam reservar água para o período em que o abastecimento será interrompido. Em 2016 a Cesan enviou 1.237 comunicados por SMS para lideranças comunitárias sobre paralisações no abastecimento de água nas suas respectivas comunidades. A Companhia também fez 104 divulgações de paralisações no ano de 2016 para a imprensa, em comerciais de rádio e no site www.cesan.com.br.

Odor

Nos sistemas de esgotamento sanitário o odor pode se configurar em impacto negativo nas comunidades que se instalaram no entorno das estações de tratamento de esgoto. Para reduzir esse transtorno a Cesan substituiu em diversas estações de tratamento os leitos de secagem de lodo de esgoto por centrífugas mecanizadas, que desidratam o lodo com rapidez para serem encaminhados aos aterros sanitários, reduzindo o odor gerado pelas estações. A Companhia também implanta biofiltros em estações elevatórias e adota estruturas para dispersão de gases e medidas operacionais para a redução do odor nas estações de tratamento de esgoto.