Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

DesempenhoAmbiental

EN34

Atendimento a lideranças comunitárias

A Cesan conta com a Divisão de Relações com a Comunidade que recebe as demandas das lideranças comunitárias nos municípios onde a Companhia atua. Em 2016 foram atendidas 264 solicitações desse público quanto a impactos causados pelas obras da Cesan, como problemas como poeira, barulho, transtorno na movimentação de vias (buracos, fluxo da via); vazamentos de esgoto; falta d’agua e vazamentos de água e outras.

Atendimento ao cliente

Para atendimento às demandas de clientes, a Cesan conta com o telefone 115 e a agência virtual no site www.cesan.com.br, que recebe as solicitações e encaminha para solução pelos setores responsáveis. No que se refere a queixas sobre impactos ambientais, foram registradas e solucionadas 45.200 demandas em 2016, referentes a serviços no ramal de esgoto, serviços na rede de esgoto e serviços de operação das estações de tratamento de esgoto e estações elevatórias de esgoto bruto.

Uso da água

A crise hídrica que atingiu o Espírito Santo em 2015 gerou reflexos no ano de 2016 com escassez de água em diversos municípios. A Cesan participa de todos os comitês de bacias hidrográficas do Estado e esteve atuante em 2016 em pactuar acordos de cooperação comunitárias envolvendo produtores rurais, indústrias e outros usuários, para reduzir os conflitos pelo uso da água, além de outras ações.

VILA PAVÃO

Ação: Acordo de Cooperação Comunitária, perfuração de poços.

Resultado: abastecimento mantido com racionamento e rodízio entre setores, porém, no período crítico apenas os poços funcionaram, o Acordo de Cooperação Comunitária não foi suficiente para manter vazão mínima no córrego Socorro.

BOA ESPERANÇA

Ação: construção de captação alternativa no Rio do Norte.

Resultado: manutenção do abastecimento.

PINHEIROS

Ação: Acordo de Cooperação Comunitária, ações de lacração de bomba juntamente com a Polícia Ambiental.

Resultado: abastecimento mantido com situações pontuais de falta d’água e racionamento com rodízio entre setores.

MONTANHA

Ação: Acordo de Cooperação Comunitária.

Resultados: manutenção do abastecimento com racionamento.

PONTO BELO

Ação: Acordo de Cooperação Comunitária e limpeza da captação.

Resultado: manutenção do abastecimento.

ITAMIRA

Ação: diálogo com irrigantes.

Resultado: manutenção do abastecimento.

ITABAIANA

Ação: diálogo com irrigantes e prefeitura.

Resultados: manutenção do abastecimento, porém, foi necessário racionamento e uso de carro pipa.

PEDRO CANÁRIO

Ação: Acordo de Cooperação Comunitária, elevação de barramento de nível e reuniões com a comunidade.

Resultado: manutenção do abastecimento com racionamento.

BRAÇO DO RIO

Ação: Acordo de Cooperação Comunitária.

Resultado: manutenção do abastecimento com racionamento.

RIO JUCU

Veto pelo Comitê de Bacia do Rio Jucu à transposição de água da Bacia do Rio Jucu (Aracê) para a Bacia do Rio Itapemirim (Caxixe).