Tarifa reduzida
Para clientes em situação de vulnerabilidade social a Cesan pratica a Tarifa Social, que consiste em um desconto de até 60% no valor da tarifa normal para um consumo de até 10m³ por mês. O benefício está disponível para clientes cadastrados no Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Governo Federal ou Bolsa Capixaba, do Governo Estadual. Em 2016 foram beneficiadas com a Tarifa Social 13.250 unidades residenciais.
Relações com a comunidade
Para estreitar o relacionamento com as comunidades onde atua, a Cesan conta com a Divisão de Relações com a Comunidade, que desenvolve programas e projetos para divulgar a importância dos serviços prestados pela Companhia; incentivar a adesão aos serviços de saneamento, promover o uso correto e a conservação dos sistemas de água e esgoto; fomentar o diálogo e a aproximação com a comunidade.
Uma das atividades de destaque é o Encontro com Lideranças Comunitárias, que promove a interação e recebe o retorno das lideranças comunitárias quanto aos serviços prestados pela Empresa. Em 2016 foram realizadas reuniões prévias ao 5º Encontro de Lideranças com a participação de 141 lideres comunitários dos municípios da Grande Vitória.
Pessoas envolvidas em projetos de engajamento - 2016
| Ação | Quantidade |
| Cesan na Escola | 11021 |
| Visitas Técnicas Monitoradas à ETA e ETE | 2301 |
| Se Liga na Rede | 6469 |
| Comunicação Social de Obras | 13867 |
| Atendimento a demandas espontâneas das comunidades referentes aos serviços de água e esgoto | 264 |
| Educação Ambiental - Sensibilização Interna | 119 |
| Educação Ambiental - sensibilização Externa | 1778 |
| Comunicação de interrupção programada nos sistema de abastecimento de água | 1237 |
| Unidade Móvel de Educação Ambiental | 3615 |
| Sensibilização com terceirizados da Cesan | 341 |
| Encontro com Lideranças comunitárias da GV | 230 |
| Pesquisa de Satisfação de Lideranças Comunitárias | 80 |
| Condicionantes Ambientais de Comunicação Social e Educação Ambiental | 1740 |
| Total | 43062 |