Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

Apresentação

Sintonizada com seu tempo

G4-1

Com satisfação, apresentamos o Relatório de Sustentabilidade da Cesan 2017 – exercício 2016. Se não apenas por reunirmos aqui uma substancial lista de realizações, também e principalmente porque, a partir da leitura destas páginas, fica evidente que temos um Empresa sintonizada com seu tempo.

Ressaltamos a modernidade da Cesan, seja porque ela oferece soluções a questões impositivas da atualidade, como a crise hídrica, seja porque se coloca na vanguarda da reinvenção e inovação tão necessárias a quaisquer organizações que pretendam conquistar e manter relevância em tempos tão velozes e desafiantes quanto os de hoje.

Cito apenas dois movimentos da Empresa a amparar essas observações acerca do seu perfil. Além de estar em processo contínuo de redesenho, incluindo o aumento de capital que viabilizará o incremento de suas atuações, temos a execução e a inauguração de uma obra histórica. Trata-se do Sistema de Abastecimento de Água de Reis Magos, na Serra, prestes a ser entregue, beneficiando diretamente 150 mil pessoas e, indiretamente, 700 mil. Ao longo do tempo, é o quarto empreendimento de porte para garantir água à Região Metropolitana, depois dos sistemas de Duas Bocas, Jucu e Santa Maria da Vitória.

Outras realizações podem ser conferidas a seguir. Resta aqui salientar que a Cesan cumpre um papel decisivo em nossas políticas públicas prioritárias de enfrentamento dos desafios do presente e de constituição das bases do futuro nas terras capixabas. Nesse contexto, a infraestrutura socioeconômica é uma das três frentes prioritárias de trabalho.

Em quatro anos, vamos deixar como legado a superação de pendências históricas, o encaminhamento consolidado de outras tantas obras, além da construção de novas soluções que nos darão fôlego inédito para imprimirmos um outro ritmo ao nosso desenvolvimento socioeconômico, hoje e amanhã.

Avançamos em ação compartilhada com a bancada federal e entidades do mundo produtivo. Na interface com a União, temos a anunciada inauguração do novo Aeroporto de Vitória. Trata-se de conquista simbólica deste novo tempo da infraestrutura capixaba.

As boas novas não param aí. A dragagem e a derrocagem do Porto de Vitória estão em vias de conclusão. Com a mudança da poligonal de Barra do Riacho, viabilizaram-se ali novos empreendimentos portuários. Está sendo finalizado o licenciamento do Porto Central. A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou leilão para construção de 560 km de linhas de transmissão e 4 subestações, com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aumentando nossa segurança energética. A BR 101 está em obras, resolvendo-se problemas crônicos. A primeira fase de duplicação da BR 262 deve começar este ano. Com a União e a Vale, buscamos a construção de um novo ramal ferroviário entre a Grande Vitória e o Rio.

Nas obras de responsabilidade estadual, temos também conquistas históricas. Trabalhamos para entregar brevemente a Rodovia Leste-Oeste, o mais novo eixo da malha metropolitana, entre Cariacica a Vila Velha. Ainda nessa área, temos o projeto de um grande reservatório no Rio Jucu e as obras de 60 barragens de uso múltiplo. Por meio dos programas Reflorestar e Águas e Paisagens, investimentos num novo ciclo de sustentabilidade. No saneamento, a parceria público-privada (PPP) da Serra evolui muito positivamente. Licitamos a PPP de Vila Velha e os estudos para a de Cariacica estão adiantados.

Por serem ingredientes decisivos à competitividade econômica estadual e à qualidade de vida, infraestrutura e sustentabilidade ambiental entram no rol de nossas prioridades, juntamente com as ações devotadas à juventude e à governabilidade responsável e socialmente focada. Com essas três frentes, estamos executando muito mais do que a pauta do hoje, estamos trabalhando os fundamentos de um novo amanhã nas terras capixabas. Um movimento em que a Cesan tem participação mais que especial.

Paulo Hartung
Governador