G4-15 e 16
A Cesan mantém representação como patrocinadora e usuária nos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Espírito Santo, que atuam no gerenciamento e monitoramento das bacias hidrográficas do Estado, com atuação deliberativa e normativa. A Companhia tem representantes também no Conselho Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e em câmaras técnicas onde são realizados debates e propostas de políticas de meio ambiente e recursos hídricos.
A Companhia atua ainda em diversas câmaras técnicas da Associação de Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e reuniões de presidentes de companhias, que influenciam na elaboração de normativos e políticas de saneamento no âmbito federal junto ao Ministério das Cidades, do Desenvolvimento, da Fazenda, Casa Civil, além de órgãos financiadores como Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros agentes.
A Empresa também compõe o Grupo de Permuta de Informações Salariais do ES (Grupisa-ES), que congrega empresas de diversos setores com objetivo de compartilhamento, intercâmbio e desenvolvimento de trabalhos conjuntos na área de recursos humanos. Participa da Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas que trata de produtos químicos para saneamento básico.
Na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) a Cesan Integra o Comitê Nacional da Qualidade (CNQA), atuando na Câmara Temática de Indicadores de Desempenho de Saneamento Ambiental (CTIDSA), que mantem um sistema de indicadores de desempenho alinhado às melhores práticas.
Entre outras atuações para promover o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, a Cesan é mantenedora e participa dos comitês Estratégico e Executivo e do Grupo Técnico do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), que tem como objetivo desenvolver e qualificar de maneira integrada fornecedores de bens e serviços para as grandes empresas instaladas no Estado. O Prodfor define requisitos de qualidade, orienta, avalia e certifica, de forma independente, os fornecedores.