Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

Impactos, riscos e oportunidades

G4-2

A Cesan entende que os principais impactos de suas operações são representados pelo atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas nas atividades da Companhia.

Parte interessada Representante Necessidades e expectativas
Acionista Governo do Estado do Espírito Santo
Sócios Minoritários
Conselho de Administração
Conselho Fiscal
Ser competitiva e sólida financeiramente;
Manter a universalização de água;
Ampliar cobertura de esgoto;
Reduzir índice de evasão de receita;
Melhorar satisfação dos clientes;
Reduzir perdas;
Manutenção e ampliação de concessões;
Poder Concedente Prefeitos e Câmaras de Vereadores Cumprimento dos contratos de programa/Concessões;
Sociedade ARSP (Agência Reguladora de Serviços Públicos)
Associações e Federações de Moradores
IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente)
Comitês de Bacias Hidrográficas e Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente)
Ministério da Saúde
Órgãos Municipais e Estaduais
Qualidade e agilidade no atendimento dos serviços prestados
Tarifas justas;
Água com qualidade, quantidade e regularidade;
Atendimento aos requisitos legais, regulamentares e contratuais;
Ampliar cobertura de esgoto;
Apoio na realização de cursos, palestras, visitas técnicas e patrocínio de eventos;
Clientes Órgãos de defesa do consumidor Água com qualidade, quantidade e regularidade;
Tarifas justas e serviços de coleta e tratamento de esgoto;
Qualidade e agilidade no atendimento dos serviços prestados;
Empregados Sindicatos e Associações de Classe Oportunidades de crescimento e de desenvolvimento profissional;
Remuneração compatível com o mercado;
Ambiente seguro;
Necessidade de prevenção das doenças e fortalecimento dos laços familiares;
Fornecedores Empresas Contratadas e seus Representantes (Associações) Participação nos processos licitatórios;
Transparência nas licitações;
Cumprimento dos contratos e pontualidade nos pagamentos;
Ambiente seguro e compromisso com a qualidade;

 

As comunidades com as quais a Cesan mantém relacionamento é composta principalmente pela população vizinha às unidades dos sistemas de água e esgoto, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, especialmente órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos, Ministério Público e Promotorias Municipais, Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Vitória, Vila Velha, Serra e outros), ONGs, associações de moradores, associações de irrigantes, comunidades e assentamentos rurais, imprensa, comunidades escolares, comércio e indústria.

Os principais impactos sociais e ambientais potenciais negativos associados aos produtos, processos e instalações da Cesan estão relacionados a obras: interdição de vias públicas, tráfego intenso de máquinas e empregados, emissão de poeira, ruído e odor, incômodo à população, supressão de vegetação, intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP) e impactos advindos da operação e manutenção dos sistemas: prejuízos financeiros provenientes de sinistros, interrupções no abastecimento de água, captação de água dos corpos hídricos, lançamento de esgoto tratado, geração de resíduos e extravasamento de esgoto.

Uma vez que a legislação ambiental surgiu após a implantação de muitos sistemas de saneamento existentes, os principais passivos ambientais da Cesan são: necessidade de regularização das outorgas de direito de uso dos recursos hídricos para de lançamento de efluentes; necessidade de regularização das licenças ambientais; atraso na realização de compensações ambientais e lançamento dos resíduos operacionais da ETAs nos mananciais de captação.

A Cesan fomentou a criação do Decreto Estadual 3212-R de 19/01/2013, através da elaboração do Plano de Regularização Ambiental, entregue ao órgão gestor ambiental, com o objetivo de traçar metas e um cronograma de investimentos para redução e eliminação dos passivos, como também a construção da Resolução CERH 031, de 29/02/12, que estabelece critérios gerais complementares referentes à Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos para lançamento de efluentes provenientes dos sistemas de tratamento de esgoto sanitário, bem como a Instrução Normativa de Outorga 02 de 12/04/2012, que estabelece procedimentos administrativos complementares referentes à Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos para lançamento de efluentes provenientes dos sistemas de tratamento de esgoto sanitário.

O Decreto Estadual 3212-R permite a apresentação de um Plano de Regularização Ambiental (PARAS) com prazo de até 10 anos para dirimir os passivos das ETAs e ETEs ainda não licenciadas. Para os novos empreendimentos, o requerimento e concessão das licenças e outorgas segue o padrão normal.

 

Análise e classificação dos riscos

Risco Origem
(E/I)
Tipo Ação preventiva Classificação
P IF
Adequação à Lei das Estatais 13.303/2016 I Conformidade Executar o plano de ação A M
Atraso na realização dos compromissos ambientais do PARAs I Ambiental Realizar follow up das ações e apresentar à DR trimestralmente A M
Aumento da inadimplência E Social / Macroeconômico Implementar gestão estruturada de recuperação de receitas A A
Aumento das ações trabalhistas I Social Gerir demandas internas e externas e implementar ações visando à conformidade trabalhista A A
Ausência de fontes de financiamento I Financeiro Estar em constante negociação com os órgãos financiadores e buscar novas modalidades de financiamento dos investimentos A A
Ausência de Modelo Regulatório E Legal Implantação do Modelo Regulatório até 2017 A A
Contratação de empresas para execução dos serviços sem qualificação adequada I Conformidade Melhorar a governança dos contratos de terceiros (realizar pré-qualificação de fornecedores, reuniões periódicas de feedback e revisar o modelo de avaliação de desempenho de fornecedores) M A
Enfraquecimento da relação entre empregado e empregador I Social Implementar ações para melhoria da relação líder/liderado e do clima organizacional A B
Escassez hídrica E Ambiental Manter atualizados os planos de contingência, assumir a gestão da Barragem do Rio Bonito, revisar membros das Gerâncias Norte e Sul nos Comitês de Bacia A A
Escolha de projetos sem viabilidade I Financeiro Criar modelo de classificação e priorização de investimentos M A
Infraestrutura Obsoleta I Tecnológico Elaborar e implementar política de descarte de recursos de TI e dados, atualizar parque de equipamentos de TI, revisar planos de renovação de infraestrutura A A
Não adesão aos sistemas de esgoto implementados E Ambiental Fortalecer, manter programa de educação ambiental e ações de fomento à adesão A M
Perdas de Concessões E Macroeconômico Regularizar as Concessões até 2021 e melhorar a qualidade dos serviços e a comunicação com os titulares A A
Perdas físicas de água I Tecnológico Diagnosticar causas e implantar Plano de Redução de Perdas, conforme priorização A A
Planos diretores de água e esgoto defasados I Conformidade Atualizar planos diretores de água e esgoto A A
Riscos provenientes do ambiente político estratégico E Macroeconômico Implantar programa estruturante de relações institucionais (Prefeituras, Câmaras, Assembleia, Lideranças Comunitárias, Imprensa e Ministério Público) A A
Ultrapassar o limite da capacidade de endividamento I Financeiro Estabelecer limite adequado de capital de terceiros x capital próprio (assegurar a financiabilidade dos investimentos – 70%) A A

Origem: Externa (E) ou Interna (I) / Classificação: Probabilidade (P) e Impacto Financeiro (IF) – classificar em Alto (A), Médio (M) ou Baixo (B)

 

Análise e classificação das oportunidades

Oportunidade

Plano de ação

Classificação

P IF
Parcerias com órgãos públicos para redução de ligações clandestinas e aumento de adesão aos serviços Estabelecer parcerias e convênios com Órgãos Públicos (Prefeituras, Ministério Público, Vigilância Sanitária, etc) para viabilizar a regularização das ligações em áreas irregulares e aumentar da adesão aos serviços A A
Uso de novas tecnologias nos processos Implementar de política de aquisições para materiais e equipamentos de manutenção e obras; implantar projeto do novo sistema comercial, da Gestão Corporativa Eletrônica de Documentos (GED) e ferramenta de videoconferência e melhorar gestão de aquisição, distribuição e controle de uso de EPIs A A
Novos Negócios Identificar as oportunidades e desenvolver planos para  viabilizar os novos negócios A A
Ampliar fontes alternativas de captação de recursos Analisar opções de financiamento das novas formas de negócio, priorizando investimentos com retorno acima do custo de financiamento A A
Implementar programa institucional no sentido de ampliar o poder de atuação da CESAN Indicar membros, promover workshops, palestras, reuniões, oferecendo nossa colaboração para fortalecer as instituições A A
Sensibilização da sociedade por meio de um programa de comunicação de sustentabilidade socioambiental Priorizar as expansões dos serviços de saneamento básico adotando planejamento sustentável. Usar experiências e lições com a crise hídrica para a criação de programas demonstrando a necessidade de sustentabilidade econômica e social dos novos serviços A A

Classificação: Probabilidade (P) e Impacto Financeiro (IF) – classificar em Alto (A), Médio (M) ou Baixo (B)