G4-17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27
A Cesan elaborou relatórios de sustentabilidade com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) nos anos de 2012, com informações de 2011; e 2013, com dados de 2012. Em 2014 o Relatório com resultados de 2013 não foi divulgado para que não causasse qualquer influência sobre as eleições estaduais, realizadas em outubro daquele ano.
Em 2015 a matriz de materialidade foi revista conforme os padrões de divulgação GRI G4, para produção do relatório de sustentabilidade com dados consolidados dos anos de 2013 e 2014. Porém, devido ao corte de gastos o relatório não foi publicado.
Por determinação da diretoria, com vistas a cumprir o art. 8º, inciso IX da lei 13.303 de 2016, Lei das Estatais, será retomado o ciclo de divulgação dos relatórios de sustentabilidade, a iniciar-se pela divulgação, em 2017, das informações sobre a atuação da Cesan no ano de 2016.
Matriz de materialidade
A matriz de materialidade foi elaborada em 2015 com base nas diretrizes G4 da GRI e indica os assuntos que são materiais, ou seja, que têm impacto significativo nas dimensões econômica, ambiental e social ou que podem influenciar as decisões das partes interessadas nas atividades da Companhia. A matriz orienta todo o conteúdo abordado no Relatório de Sustentabilidade 2017 – exercício 2016.
Como foi elaborada
Optou-se pelo engajamento específico para que as partes interessadas participassem do processo de elaboração. Por economia, tomou-se por base pesquisa aplicada em setembro de 2013, realizada por telefone com 225 partes interessadas, que avaliaram a qualidade e clareza das informações do último relatório (2012) e indicaram os assuntos que desejavam que a Cesan tratasse em seus próximos relatórios.
A caracterização do entrevistado levou em conta aqueles que podem ser significativamente afetados pelas atividades da Cesan ou cujas ações tendem a afetar a capacidade da organização de implementar estratégias e alcançar objetivos com sucesso.
Um comitê denominado MEG/GRI foi criado pela resolução 5594/2014 para implantar práticas de excelência, com base no Modelo de Excelência de Gestão (Meg), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e elencar os temas a serem tratados no Relatório de Sustentabilidade. Na indicação desses temas, o comitê levou em consideração os assuntos apontados pelas partes interessadas, na pesquisa realizada em 2013, e aqueles que, para a Cesan, têm impactos significativos nas dimensões econômica, social e ambiental.
O Comitê MEG/GRI foi composto por 40 empregados da Cesan organizados em 9 grupos, cujos coordenadores ficaram incumbidos da tarefa de analisar e indicar os temas para o Relatório de Sustentabilidade inerentes às práticas relacionadas aos respectivos critérios GRI atribuídos aos seus grupos.
Partes interessadas
Identificação dos principais atores/públicos de relacionamento, levando em conta o potencial desse público de impactar positiva ou negativamente os negócios ou de serem impactados pelas atividades da Cesan.
Internos
– Conselho de Administração
– Conselho Fiscal
– Gestores
– Empregados
– Faeces
Externos
1) Clientes
1.a – padrão
1.b – clientes especiais
2) Fornecedores
2.a – com contrato ativo
2.b – cadastrados
3) Governo Estadual
3.a – governador
3.b – Sedurb/Arsp
3.c – Seama/Iema/CERH/COSEMA
3.d – Secom
4) Governo Federal
4.a – Ministério das Cidades
4.b – Funasa
4.c – IBGE/SNIS
5) Ministério Público Estadual
5.a – Procuradoria Geral de Justiça
5.b – Procuradorias de Justiça
6.c – CAOA – Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, bens e Direitos de Valor Artístico, Estético, Histórico, Turístico, Paisagístico e Urbanístico
6) Ministério Público Federal
6.a – Procuradoria da República no Espírito Santo
7) Associações de moradores
8) Sindaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente
9) Comunidades locais
10) Poder concedente
10.a – Prefeitos dos municípios atendidos
10.b – Secretarias de Meio Ambiente
10.c – Secretarias de Obras
10.d – Secretarias de trânsito
10.e – Câmaras de Vereadores
10.e – Comissões de Saneamento das Câmaras de Vereadores
11) Instituições financeiras
11.a – Bird
11.b – Caixa
11.c – Bndes
Matriz de materialidade
Temas relevantes para serem abordados no Relatório de Sustentabilidade 2017 – exercício 2016:
Dimensão | Aspecto | Tópico | Assunto |
Econômica | Performance econômica | EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. | Aumento ou diminuição da receita com a ampliação da rede de distribuição de água. |
Diminuição ou aumento de ligações fraudulentas. O que é feito para reduzi-las. | |||
Aumento ou diminuição da adesão aos serviços de esgotamento sanitário. Informar quais os reflexos na receita e o que é feito para aumentar a adesão. | |||
Como é feito o mapeamento e o controle de ligações clandestinas, vistoria de ligações inativas, quais resultados alcançados e quais reflexos na receita da Cesan. | |||
Informações, com fotografias, sobre obras concluídas em 2016 e em andamento. | |||
Como é o tratamento diferenciado para Grandes Clientes e quais os resultados dessa atividade. | |||
Investimento em água e esgoto sanitário segmentado entre Região Metropolitana e Interior. | |||
Aumento ou diminuição da receita com serviço de coleta e tratamento de esgoto. | |||
O que é feito para reduzir a inadimplência e os resultados obtidos. | |||
Investimentos – obras concluídas, população beneficiada, obras em andamento, previsão de conclusão, etc.. | |||
O que é feito para reduzir perdas de água e os resultados obtidos. | |||
Aumento ou diminuição da receita devido ao controle de perdas | |||
Aumento ou diminuição da receita devido à eficácia na cobrança com a atualização do cadastro comercial. Informar o que e feito e resultados obtidos. | |||
Investimento em saneamento básico por município | |||
Como é implantada a Tarifa Social e os resultados na redução ou aumento da inadimplência e respectivo reflexo na receita. | |||
Informar sobre parcerias da empresa para a realização de obras de esgoto sanitário – quais são, como são firmadas, e resultados obtidos. | |||
Planos de saneamento básico – Plano de Investimento e Planos Diretores de Água e Esgoto | |||
EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas. | Informar riscos e oportunidades apontadas na revisão do planejamento estratégico | ||
EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece. | Valor repassado à Faeces em 2016. | ||
EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. | Recursos provenientes da desoneração do ICMS sobre energia elétrica, caso ainda existam, e recursos recebidos a fundo perdido. | ||
Valor de repasses a fundo perdido dos governos Federal e Estadual | |||
Presença no mercado | EC5 Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes. | ||
EC6 Proporção de membros da alta direção contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes | |||
Impactos econômicos indiretos | EC7 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos | Descrever qual é a política para viabilizar ligações de esgoto para comunidade de baixa renda e os resultados alcançados. | |
Qual é e como funciona a política sobre tarifa justa e os reflexos na recuperação de receitas; | |||
Aumento ou diminuição no número de agentes arrecadadores e resultados obtidos na oferta de serviços e acessibilidade par ao cliente. | |||
Total de recursos investido na gratuidade nas ligações de esgoto e número de pessoas que tiveram o benefício. | |||
EC8 Impactos econômicos indiretos significativos, inclusive a extensão dos impactos | Como é feito e resultados obtidos com o treinamento de pessoas da comunidade para fazer a ligação dos imóveis às redes de esgoto (melhora da renda). | ||
Empregos gerados por terceiros. | |||
Volume de uniformes doados à população carente, sem a logomarca da CESAN. | |||
Resultados das medidas para armazenamento correto de materiais e impacto no controle e aumento da vida útil do estoque de materiais da Cesan. | |||
Práticas de compra | EC9 Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes | Proporção de fornecedores contratados no Espírito Santo. | |
Impactos positivos e negativos dos contratos para abastecimento da frota com diversas empresas nas localidades onde a CESAN está presente. | |||
Resultados obtidos com contratos para manutenção da frota com diversas empresas nas localidades onde a Cesan está presente. | |||
Ambiental | Materiais | EN1 Materiais usados por peso ou volume. | Consumo total de produtos químicos |
Volume de materiais para obras e expansão de redes | |||
EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. | Percentual de materiais utilizados pela Cesan provenientes de reciclagem. | ||
Energia | EN3 Consumo de energia dentro da organização | Redução ou aumento do consumo da energia elétrica, medidas tomadas e resultados. | |
Redução ou aumento do consumo de energia elétrica e medidas tomadas, | |||
Volume de combustível consumido por tipo. | |||
EN4 Consumo de energia fora da organização | Informar se há ou não mensuração. Caso haja, informar volume. | ||
EN5 Intensidade energética | Taxa da intensidade energética. Métrica específica (o denominador do índice) escolhida pela organização para calcular essa taxa. Tipos de energia incluídos na taxa de intensidade: combustível, eletricidade, aquecimento, refrigeração, vapor ou todos. Relate se a taxa usa a energia consumida dentro da organização, fora dela ou ambas. |
||
EN6 Redução do consumo de energia | Resultado na redução do consumo de energia obtida com a centralização das especificações dos equipamentos condicionadores de ar para a companhia. | ||
Medidas tomadas e resultados para a redução do consumo de energia. | |||
EN7 Reduções nos requisitos energéticos de produtos e serviços | Não se aplica | ||
Biodiversidade | EN8 Total de retirada de água por fonte. | Redução ou aumento das perdas físicas de água e medidas tomadas | |
Como é monitorada a retirada de água dos mananciais, qual o volume retirado e respectivas causas. | |||
Regulamentação da outorga, direito de uso dos recursos hídricos, a empresa está regularizando a atividade de captação superficial de água para abastecimento e de lançamento de efluentes tratados das ETEs (informar quantas captações e lançamentos já estão regularizadas e quantas ainda faltam). | |||
Informar onde é captada a água que abastece a população. | |||
Investimento em monitoramento dos mananciais com a aquisição de equipamentos de medição de vazão e resultados obtidos. | |||
EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água. | Volume de água retirado e quantas fontes hídricas são afetadas pela retirada de água que respondem por uma média de 5% ou mais do volume anual de cada corpo d´água ou volume de água retirada de corpos d´água que sejam considerados por especialistas como sensíveis devido ao seu tamanho relativo, função ou condição de sistema raro, ameaçado ou em risco ou devido ao apoio que prestam a uma espécie específica de planta ou animal ameaçada de extinção. | ||
EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada. | Volume e valor de efluentes de ETEs comercializados. Volume de água reutilizada proveniente da lavagem de filtros das ETAs e efluentes das ETEs | ||
EN11 Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas | Quantidade e tamanho das unidades operacionais da Cesan que se encontram dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas. | ||
EN12 Descrição de impactos significativos de atividades, produtos e serviços sobre a biodiversidade em áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas | Volume de resíduos de ETAs lançados nos mananciais. Informar volume de efluentes fora do padrão lançados pelas ETEs. | ||
EN13 Habitats protegidos ou restaurados | Tamanho e número de áreas protegidas ou recuperadas pela Cesan. | ||
Projetos ambientais desenvolvidos em conjunto com prefeituras municipais. | |||
Área total reflorestada para para proteção e recuperação de mananciais | |||
Local e tamanho da ocupação de área de vegetação nativa ou de proteção permanente | |||
EN14 Número total de espécies incluídas na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização, discriminadas por nível de risco de extinção. | Não se aplica | ||
Emissões | EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) | Dados do último inventário GEE. | |
EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) | Dados do último inventário GEE. | ||
EN17 Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 3) | Dados do último inventário GEE. | ||
EN18 Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) | Dados do último inventário GEE. | ||
EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) | Dados do último inventário GEE. | ||
EN20 Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO). | Dados do último inventário GEE. | ||
EN21 Emissões de NOx,SOx e outras emissões atmosféricas significativas | Dados do último inventário GEE. | ||
Efluentes e resíduos | EN22 Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação. | Volume de água descartada nas ETAS | |
Volume de efluentes das ETEs | |||
Resultados do plano de Regularização Ambiental para ETAs e ETEs em operação, planejamento de investimentos, a médio e longo prazos para adequação dessas Unidades à legislação ambiental. | |||
Lançamento total de resíduos nos corpos hídricos (esgoto tratado e resíduos de ETAs) | |||
Regularização da atividade de lançamento de efluentes tratados das ETEs – número de lançamentos regularizados, volume e localização | |||
EN23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição. | Volume e destinação dos resíduos decorrentes de obras de expansão nos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto | ||
Informar volume e destinação dos resíduos decorrentes de obras de expansão nos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto | |||
Volume de resíduos provenientes de manutenção de redes de água e esgoto. | |||
Volume de lodo de esgoto processado pela UGL e sua destinação | |||
Volume total de lodo de esgoto e sua destinação | |||
Volume de papel e plástico doados pela Cesan a cooperativa de reciclagem destes resíduos. | |||
Volume de materiais leiloados: inservíveis, equipamentos, sucatas e veículos. (Sucatas Ferrosas; pneus; hidrômetros; tonner de impressora; cilindros de cloro; veículos,etc). | |||
Volume de descarte de materiais que exigem destinação específica determinado por Lei. (Lâmpadas; Uniformes; EPIs; Papelão; madeira; etc) | |||
EN24 Número total e volume de vazamentos significativos | Total e volume de vazamentos de esgoto significativos nos sistemas da companhia. | ||
Total e volume de vazamentos de esgoto significativos nos sistemas da companhia. | |||
Número e volume dos vazamentos de produtos químicos | |||
EN25 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da convenção da basileia2, anexos i, ii, iii e viii, e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente | Não se aplica | ||
EN26 Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descargas e drenagem de água realizados pela organização. | Avaliação nos descartes de ETAs e efluentes de ETE | ||
Produtos e serviços | EN27Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços | Medidas tomadas e resultados para redução da poluição sonora em elevatórias e estações de tratamento. | |
Total de vazamentos de esgoto nos sistemas da companhia, o que tem sido feito para reduzir o tempo médio para correção e os resultados obtidos. | |||
Número e volume dos vazamentos de produtos químicos | |||
Relação entre inspeção da qualidade dos materiais e aumento ou diminuição dos riscos de vazamento de água/esgoto que possam comprometer o meio-ambiente. | |||
EN28 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, discriminados por categoria de produtos | Não se aplica | ||
Conformidade | EN29 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais | Operações em que há exigência, porém não há licença ambiental | |
Transporte | EN30 Impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte de seus empregados | Segurança quanto às ações dos terceiros no caso de acidentes na movimentação de Produtos Químicos que envolvam riscos ambientais. | |
Reflexos da entrega em tempo hábil de produtos químicos para tratamento de água e esgoto. Aumento ou diminuição do tempo de entrega, custos, riscos e acidentes/vazamentos ocorridos no transporte. | |||
Geral | EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo | ||
Avaliação Ambiental de Fornecedores | EN32 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais | Não se aplica | |
EN33 Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | Impactos negativos, como são medidos e acompanhados e as medidas para reduzí-los. | ||
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relativas a Impactos Ambientais |
EN34 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Número de sinistros, impactos para a população, danos à saúde e prejuízos financeiros. | |
Número de demandas recebidas pelo 115 ou ouvidoria referentes a impactos ambientais, e qual tratamento dado. | |||
Conflitos pelo uso da água com os demais usuários de recursos hídricos, em períodos de seca, as medidas tomadas e os resultados. | |||
Social | Emprego | LA1 Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade de empregados por faixa etária, gênero e região | |
LA2 Benefícios concedidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados por unidades operacionais importantes da organização | |||
LA3 Taxas de retorno ao trabalho e retenção após uma licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero | |||
Relações Trabalhistas | LA4 Prazo mínimo de notificação sobre mudanças operacionais e se elas são especificadas em acordos de negociação coletiva | ||
Saúde e Segurança no Trabalho | LA5 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho | ||
LA6 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero. | |||
LA7 Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação | |||
LA8 Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos | |||
Treinamento e Educação | LA9 Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional | Número médio de horas de treinamento por ano por empregado | |
LA10 Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que contribuem para a continuidade da empregabilidade dos empregados em período de preparação para a aposentadoria | |||
LA11 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminado por gênero e categoria funcional | |||
Diversidade e Igualdade de Oportunidade | LA12 Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade | ||
Igualdade de Remuneração para Mulheres e Homens | LA13 Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes | ||
Avaliação de Fornecedores em Práticas Trabalhistas | LA14 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas | Avaliação do fornecedor quanto à Gestão e Segurança, dentro das particularidades de cada serviço prestado. Apresentar o que é avaliado, como é avaliado e os resultados anuais de avaliação. | |
LA15 Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | Resultados da fiscalização para exigência de uso de EPIs pelas empresas contratadas/ terceirizadas e da equipe interna, quantas fiscalizações foram feitas, quantas não conformidade encontradas e quantas solucionadas. | ||
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Práticas Trabalhistas |
LA16 Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Mecanismos formais, quantas queixas registradas, solucionadas e não solucionadas. | |
Investimentos | HR1 Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos ou que foram submetidos à avaliação referente a direitos humanos | Não se aplica | |
HR2 Número total de horas de treinamento de empregados em políticas de direitos humanos ou procedimentos relacionados a Aspectos dos direitos humanos relevantes para as operações da organização, incluindo o percentual de empregados treinados | |||
Não discriminação | HR3 Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas | Número de casos de discriminação recebidos e tratamento dado Conselho de Ética. | |
Liberdade de Associação e Negociação Coletiva | HR4 Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito | Fornecedores identificados em que a liberdade de associação e negociação coletiva tenham sido violados ou estejam sob risco. Relatar medidas tomadas e resultados obtidos. | |
Trabalho Infantil | HR5 Operações e fornecedores identificados como de risco para a ocorrência de casos de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil | Informar se e quantos fornecedores foram identificados quanto à ocorrência de trabalho infantil, medidas tomadas e resultados. | |
Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo | HR6 Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo | Fornecedores identificados quanto ao risco de trabalho forçado ou análogo ao escravo, medidas tomadas e resultados. | |
Práticas de Segurança | HR7 Percentual do pessoal de segurança que recebeu treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a direitos humanos que sejam relevantes às operações | ||
Direitos dos Povos Indígenas e Tradicionais | HR8 Número total de casos de violação de direitos de povos indígenas e tradicionais e medidas tomadas a esse respeito | Não se aplica | |
Avaliação | HR9 Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de direitos humanos de impactos relacionados a direitos humanos | ||
Avaliação de Fornecedores em Direitos Humanos | HR10 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos | Não se aplica | |
HR11 Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | Existência de avaliação de impactos negativos em direitos humanos na cadeia de fornecedores, medidas adotadas e resultados. | ||
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Direitos Humanos |
HR12 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Número de demandas recebidas referentes a impactos em direitos humanos, e qual tratamento dado. | |
Comunidades Locais | SO1 Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local | Número de pessoas beneficiadas com novas redes de distribuição de água. | |
Número de pessoas beneficiadas com a implantação da Tarifa Social. | |||
Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local | |||
SO2 Operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais | Impactos negativos gerados pelas obras de ampliação das redes de distribuição de água. | ||
Número de interrupções no fornecimento de água para intervenções programadas e emergenciais | |||
Número de sinistros provocados por vazamentos de água e esgoto | |||
Número de demandas recebidas sobre irregularidades na pavimentação e prejuízos na mobilidade urbana. Informar número de reclamações resolvidas e não solucionadas. | |||
Reclamações de falta d´água, ações para melhoria do controle da falta d´água e resultados. | |||
Número de Suspensões Programadas no abastecimento de água, com Comunicação antecipada às lideranças comunitárias por SMS. | |||
Número de suspensões programadas no abastecimento de água, com Comunicação antecipada por TV, Rádio, internet e releases enviados à imprensa | |||
Número de paralisações emergenciais no abastecimento de água | |||
Número de sinistros, tipo e medidas tomadas. | |||
Estações elevatórias concebidas de forma a emitir a menor quantidade de ruídos e número de elevatórias com biofiltro e estrutura para dispersão de gases para redução de odores. | |||
Casos de desníveis na pista após obras de manutenção e implantação de redes e quantos foram corrigidos. O que foi feito no período para reduzir esse impacto e quais os resultados. | |||
Combate à Corrupção | SO3 Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados | Informar se é feita avaliação. | |
SO4 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção | |||
SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas | Número de casos confirmados de corrupção, medidas tomadas e resultados. | ||
Políticas Públicas | SO6 Valor total de contribuições para partidos políticos e políticos, discriminado por país e destinatário/beneficiário | Não se aplica | |
Concorrência Desleal | SO7 Número total de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados | Não se aplica | |
Conformidade | SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos | Número de multas recebidas e sanções não monetárias. | |
Avaliação de Fornecedores em Impactos na Sociedade | SO9 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a impactos na sociedade | Resultados das práticas de aquisição | |
SO10 Impactos negativos significativos reais e potenciais da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas a esse respeito | |||
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Impactos na Sociedade |
SO11 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Diminuição ou aumento de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e agência reguladora e como são tratados. | |
Número de demandas recebidas pela ouvidoria e portal da transparência, quantas foram solucionadas. | |||
Aumento ou diminuição do tempo de atendimento das demandas dos clientes (ligações, serviços, vazamentos, atendimentos, etc) | |||
Número de atendimento das demandas dos clientes fora dos prazos estabelecido (ligações, serviços, vazamentos, atendimentos, etc) | |||
Saúde e Segurança do Cliente | PR1 Percentual de categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias | Indicador de qualidade da água distribuída | |
Informar número de ligações clandestinas ou inativas retiradas e reflexos na melhoria do fornecimento de água para clientes regulares. | |||
Número e tratamento de reclamações de falta d´água recebidas pelos canais de atendimento ao cliente. | |||
Resultados da pratica de Inspeção da Qualidade dos materiais | |||
PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante seu ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado | Casos de não conformidade no monitoramento da qualidade da água distribuída. | ||
Número de ETEs com efluente fora do padrão | |||
Número de sinistros | |||
Rotulagem de Produtos e Serviços | PR3 Tipo de informações sobre produtos e serviços exigidas pelos procedimentos da organização referentes a informações e rotulagem de produtos e serviços e percentual de categorias significativas sujeitas a essas exigências | Procedimentos para informar clientes sobre produtos e serviços | |
PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultados | Não se aplica | ||
PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente | |||
Comunicações de Marketing | PR6 Venda de produtos proibidos ou contestados | Não se aplica | |
PR7 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultados | Não se aplica | ||
Privacidade do Cliente | PR8 Número total de queixas comprovadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes | ||
Conformidade | PR9 Valor monetário de multas significativas aplicadas em razão de não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços |