Relatório deSustentabilidade
2017Exercício 2016

Relatório de Sustentabilidade 2017 Exercício 2016

Aspectos materiais e limites

G4-17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27
A Cesan elaborou relatórios de sustentabilidade com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) nos anos de 2012, com informações de 2011; e 2013, com dados de 2012. Em 2014 o Relatório com resultados de 2013 não foi divulgado para que não causasse qualquer influência sobre as eleições estaduais, realizadas em outubro daquele ano.

Em 2015 a matriz de materialidade foi revista conforme os padrões de divulgação GRI G4, para produção do relatório de sustentabilidade com dados consolidados dos anos de 2013 e 2014. Porém, devido ao corte de gastos o relatório não foi publicado.

Por determinação da diretoria, com vistas a cumprir o art. 8º, inciso IX da lei 13.303 de 2016, Lei das Estatais, será retomado o ciclo de divulgação dos relatórios de sustentabilidade, a iniciar-se pela divulgação, em 2017, das informações sobre a atuação da Cesan no ano de 2016.

Matriz de materialidade

A matriz de materialidade foi elaborada em 2015 com base nas diretrizes G4 da GRI e indica os assuntos que são materiais, ou seja, que têm impacto significativo nas dimensões econômica, ambiental e social ou que podem influenciar as decisões das partes interessadas nas atividades da Companhia. A matriz orienta todo o conteúdo abordado no Relatório de Sustentabilidade 2017 – exercício 2016.

Como foi elaborada

Optou-se pelo engajamento específico para que as partes interessadas participassem do processo de elaboração. Por economia, tomou-se por base pesquisa aplicada em setembro de 2013, realizada por telefone com 225 partes interessadas, que avaliaram a qualidade e clareza das informações do último relatório (2012) e indicaram os assuntos que desejavam que a Cesan tratasse em seus próximos relatórios.

A caracterização do entrevistado levou em conta aqueles que podem ser significativamente afetados pelas atividades da Cesan ou cujas ações tendem a afetar a capacidade da organização de implementar estratégias e alcançar objetivos com sucesso.

Um comitê denominado MEG/GRI foi criado pela resolução 5594/2014 para implantar práticas de excelência, com base no Modelo de Excelência de Gestão (Meg), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e elencar os temas a serem tratados no Relatório de Sustentabilidade. Na indicação desses temas, o comitê levou em consideração os assuntos apontados pelas partes interessadas, na pesquisa realizada em 2013, e aqueles que, para a Cesan, têm impactos significativos nas dimensões econômica, social e ambiental.

O Comitê MEG/GRI foi composto por 40 empregados da Cesan organizados em 9 grupos, cujos coordenadores ficaram incumbidos da tarefa de analisar e indicar os temas para o Relatório de Sustentabilidade inerentes às práticas relacionadas aos respectivos critérios GRI atribuídos aos seus grupos.

Partes interessadas

Identificação dos principais atores/públicos de relacionamento, levando em conta o potencial desse público de impactar positiva ou negativamente os negócios ou de serem impactados pelas atividades da Cesan.

Internos

– Conselho de Administração

– Conselho Fiscal

– Gestores

– Empregados

– Faeces

Externos

1) Clientes

1.a – padrão

1.b – clientes especiais

2) Fornecedores

2.a – com contrato ativo

2.b – cadastrados

3) Governo Estadual

3.a – governador

3.b – Sedurb/Arsp

3.c – Seama/Iema/CERH/COSEMA

3.d – Secom

4) Governo Federal

4.a – Ministério das Cidades

4.b – Funasa

4.c – IBGE/SNIS

5) Ministério Público Estadual

5.a – Procuradoria Geral de Justiça

5.b – Procuradorias de Justiça

6.c – CAOA – Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, bens e Direitos de Valor Artístico, Estético, Histórico, Turístico, Paisagístico e Urbanístico

6) Ministério Público Federal

6.a – Procuradoria da República no Espírito Santo

7) Associações de moradores

8) Sindaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente

9) Comunidades locais

10) Poder concedente

10.a – Prefeitos dos municípios atendidos

10.b – Secretarias de Meio Ambiente

10.c – Secretarias de Obras

10.d – Secretarias de trânsito

10.e – Câmaras de Vereadores

10.e – Comissões de Saneamento das Câmaras de Vereadores

11) Instituições financeiras

11.a – Bird

11.b – Caixa

11.c – Bndes

Matriz de materialidade

Temas relevantes para serem abordados no Relatório de Sustentabilidade 2017 – exercício 2016:

Dimensão Aspecto Tópico Assunto
Econômica Performance econômica EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. Aumento ou diminuição da receita com a ampliação da rede de distribuição de água.
Diminuição ou aumento de ligações fraudulentas. O que é feito para reduzi-las.
Aumento ou diminuição da adesão aos serviços de esgotamento sanitário. Informar quais os reflexos na receita e o que é feito para aumentar a adesão.
Como é feito o mapeamento e o controle de ligações clandestinas, vistoria de ligações inativas, quais resultados alcançados e quais reflexos na receita da Cesan.
Informações, com fotografias, sobre obras concluídas em 2016 e em andamento.
Como é o tratamento diferenciado para Grandes Clientes e quais os resultados dessa atividade.
Investimento em água e esgoto sanitário segmentado entre Região Metropolitana e Interior.
Aumento ou diminuição da receita com serviço de coleta e tratamento de esgoto.
O que é feito para reduzir a inadimplência e os resultados obtidos.
Investimentos – obras concluídas, população beneficiada, obras em andamento, previsão de conclusão, etc..
O que é feito para reduzir perdas de água e os resultados obtidos.
Aumento ou diminuição da receita devido ao controle de perdas
Aumento ou diminuição da receita devido à eficácia na cobrança com a atualização do cadastro comercial. Informar o que e feito e resultados obtidos.
Investimento em saneamento básico por município
Como é implantada a Tarifa Social e os resultados na redução ou aumento da inadimplência e respectivo reflexo na receita.
Informar sobre parcerias da empresa para a realização de obras de esgoto sanitário – quais são, como são firmadas, e resultados obtidos.
Planos de saneamento básico – Plano de Investimento e Planos Diretores de Água e Esgoto
EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas. Informar riscos e oportunidades apontadas na revisão do planejamento estratégico
EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece. Valor repassado à Faeces em 2016.
EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. Recursos provenientes da desoneração do ICMS sobre energia elétrica, caso ainda existam, e recursos recebidos a fundo perdido.
Valor de repasses a fundo perdido dos governos Federal e Estadual
Presença no mercado EC5 Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes.
EC6 Proporção de membros da alta direção contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes
Impactos econômicos indiretos EC7 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos Descrever qual é a política para viabilizar ligações de esgoto para comunidade de baixa renda e os resultados alcançados.
Qual é e como funciona a política sobre tarifa justa e os reflexos na recuperação de receitas;
Aumento ou diminuição no número de agentes arrecadadores e resultados obtidos na oferta de serviços e acessibilidade par ao cliente.
Total de recursos investido na gratuidade nas ligações de esgoto e número de pessoas que tiveram o benefício.
EC8 Impactos econômicos indiretos significativos, inclusive a extensão dos impactos Como é feito e resultados obtidos com o treinamento de pessoas da comunidade para fazer a ligação dos imóveis às redes de esgoto (melhora da renda).
Empregos gerados por terceiros.
Volume de uniformes doados à população carente, sem a logomarca da CESAN.
Resultados das medidas para armazenamento correto de materiais e impacto no controle e aumento da vida útil do estoque de materiais da Cesan.
Práticas de compra EC9 Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes Proporção de fornecedores contratados no Espírito Santo.
Impactos positivos e negativos dos contratos para abastecimento da frota com diversas empresas nas localidades onde a CESAN está presente.
Resultados obtidos com  contratos para manutenção da frota com diversas empresas nas localidades onde a Cesan está presente.
Ambiental Materiais EN1 Materiais usados por peso ou volume. Consumo total de produtos químicos
Volume de materiais para obras e expansão de redes
EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. Percentual de materiais utilizados pela Cesan provenientes de reciclagem.
Energia EN3 Consumo de energia dentro da organização Redução ou aumento do consumo da energia elétrica, medidas tomadas e resultados.
Redução ou aumento do consumo de energia elétrica e medidas tomadas,
Volume de combustível consumido por tipo.
EN4 Consumo de energia fora da organização Informar se há ou não mensuração. Caso haja, informar volume.
EN5 Intensidade energética Taxa da intensidade energética.
Métrica específica (o denominador do índice) escolhida pela organização para calcular essa taxa.
Tipos de energia incluídos na taxa de intensidade: combustível, eletricidade, aquecimento, refrigeração, vapor ou todos.
Relate se a taxa usa a energia consumida dentro da organização, fora dela ou ambas.
EN6 Redução do consumo de energia Resultado na redução do consumo de energia obtida com a centralização das especificações dos equipamentos condicionadores de ar para a companhia.
Medidas tomadas e resultados para a redução do consumo de energia.
EN7 Reduções nos requisitos energéticos de produtos e serviços Não se aplica
Biodiversidade EN8 Total de retirada de água por fonte. Redução ou aumento das perdas físicas de água e medidas tomadas
Como é monitorada a retirada de água dos mananciais, qual o volume retirado e respectivas causas.
Regulamentação da outorga, direito de uso dos recursos hídricos, a empresa está regularizando a atividade de captação superficial de água para abastecimento e de lançamento de efluentes tratados das ETEs (informar quantas captações e lançamentos já estão regularizadas e quantas ainda faltam).
Informar onde é captada a água que abastece a população.
Investimento em monitoramento dos mananciais com a aquisição de equipamentos de medição de vazão e resultados obtidos.
EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água. Volume de água retirado e quantas fontes hídricas são afetadas pela retirada de água que respondem por uma média de 5% ou mais do volume anual de cada corpo d´água ou volume de água retirada de corpos d´água que sejam considerados por especialistas como sensíveis devido ao seu tamanho relativo, função ou condição de sistema raro, ameaçado ou em risco ou devido ao apoio que prestam a uma espécie específica de planta ou animal ameaçada de extinção.
EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada. Volume e valor de efluentes de ETEs comercializados. Volume de água reutilizada proveniente da lavagem de filtros das ETAs e efluentes das ETEs
EN11 Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas Quantidade e tamanho das unidades operacionais da Cesan que se encontram dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas.
EN12 Descrição de impactos significativos de atividades, produtos e serviços sobre a biodiversidade em áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas Volume de resíduos de ETAs lançados nos mananciais. Informar volume de efluentes fora do padrão lançados pelas ETEs.
EN13 Habitats protegidos ou restaurados Tamanho e número de áreas protegidas ou recuperadas pela Cesan.
Projetos ambientais desenvolvidos em conjunto com prefeituras municipais.
Área total reflorestada para para proteção e recuperação de mananciais
Local e tamanho da ocupação de área de vegetação nativa ou de proteção permanente
EN14 Número total de espécies incluídas na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização, discriminadas por nível de risco de extinção. Não se aplica
Emissões EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) Dados do último inventário GEE.
EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) Dados do último inventário GEE.
EN17 Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 3) Dados do último inventário GEE.
EN18 Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) Dados do último inventário GEE.
EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) Dados do último inventário GEE.
EN20 Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO). Dados do último inventário GEE.
EN21 Emissões de NOx,SOx e outras emissões atmosféricas significativas Dados do último inventário GEE.
Efluentes e resíduos EN22 Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação. Volume de água descartada nas ETAS
Volume de efluentes das ETEs
Resultados do plano de Regularização Ambiental para ETAs e ETEs em operação, planejamento de investimentos, a médio e longo prazos para adequação dessas Unidades à legislação ambiental.
Lançamento total de resíduos nos corpos hídricos (esgoto tratado e resíduos de ETAs)
Regularização da atividade de lançamento de efluentes tratados das ETEs – número de lançamentos regularizados, volume e localização
EN23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição. Volume e destinação dos resíduos decorrentes de obras de expansão nos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto
Informar volume e destinação dos resíduos decorrentes de obras de expansão nos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto
Volume de resíduos provenientes de manutenção de redes de água e esgoto.
Volume de lodo de esgoto processado pela UGL e sua destinação
Volume total de lodo de esgoto e sua destinação
Volume de papel e plástico doados pela Cesan a cooperativa de reciclagem destes resíduos.
Volume de materiais leiloados: inservíveis, equipamentos, sucatas e veículos. (Sucatas Ferrosas; pneus; hidrômetros; tonner de impressora; cilindros de cloro; veículos,etc).
Volume de descarte de materiais que exigem destinação específica determinado por Lei. (Lâmpadas; Uniformes; EPIs; Papelão; madeira; etc)
EN24 Número total e volume de vazamentos significativos Total e volume de vazamentos de esgoto significativos nos sistemas da companhia.
Total e volume de vazamentos de esgoto significativos nos sistemas da companhia.
Número e volume dos vazamentos de produtos químicos
EN25 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da convenção da basileia2, anexos i, ii, iii e viii, e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente Não se aplica
EN26 Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descargas e drenagem de água realizados pela organização. Avaliação nos descartes de ETAs e efluentes de ETE
Produtos e serviços EN27Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços Medidas tomadas e resultados para redução da poluição sonora em elevatórias e estações de tratamento.
Total de vazamentos de esgoto nos sistemas da companhia, o que tem sido feito para reduzir o tempo médio para correção e os resultados obtidos.
Número e volume dos vazamentos de produtos químicos
Relação entre inspeção da qualidade dos materiais e aumento ou diminuição dos riscos de vazamento de água/esgoto que possam comprometer o meio-ambiente.
EN28 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, discriminados por categoria de produtos Não se aplica
Conformidade EN29 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais Operações em que há exigência, porém não há licença ambiental
Transporte EN30 Impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte de seus empregados Segurança quanto às ações dos terceiros no caso de acidentes na movimentação de Produtos Químicos que envolvam riscos ambientais.
Reflexos da entrega em tempo hábil de produtos químicos para tratamento de água e esgoto. Aumento ou diminuição do tempo de entrega, custos, riscos e acidentes/vazamentos ocorridos no transporte.
Geral EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo
Avaliação Ambiental de Fornecedores EN32 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais Não se aplica
EN33 Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito Impactos negativos, como são medidos e acompanhados e as medidas para reduzí-los.
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relativas
a Impactos Ambientais
EN34 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal Número de sinistros, impactos para a população, danos à saúde e prejuízos financeiros.
Número de demandas recebidas pelo 115 ou ouvidoria referentes a impactos ambientais, e qual tratamento dado.
Conflitos pelo uso da água com os demais usuários de recursos hídricos, em períodos de seca, as medidas tomadas e os resultados.
Social Emprego LA1 Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade de empregados por faixa etária, gênero e região
LA2 Benefícios concedidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados por unidades operacionais importantes da organização
LA3 Taxas de retorno ao trabalho e retenção após uma licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero
Relações Trabalhistas LA4 Prazo mínimo de notificação sobre mudanças operacionais e se elas são especificadas em acordos de negociação coletiva
Saúde e Segurança no Trabalho LA5 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho
LA6 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero.
LA7 Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação
LA8 Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos
Treinamento e Educação LA9 Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional Número médio de horas de treinamento por ano por empregado
LA10 Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que contribuem para a continuidade da empregabilidade dos empregados em período de preparação para a aposentadoria
LA11 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminado por gênero e categoria funcional
Diversidade e Igualdade de Oportunidade LA12 Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade
Igualdade de Remuneração para Mulheres e Homens LA13 Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes
Avaliação de Fornecedores em Práticas Trabalhistas LA14 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas Avaliação do fornecedor quanto à Gestão e Segurança, dentro das particularidades de cada serviço prestado. Apresentar o que é avaliado, como é avaliado e os resultados anuais de avaliação.
LA15 Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito Resultados da fiscalização para exigência de uso de EPIs pelas empresas contratadas/ terceirizadas e da equipe interna, quantas fiscalizações foram feitas, quantas não conformidade encontradas e quantas solucionadas.
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas
a Práticas Trabalhistas
LA16 Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal Mecanismos formais, quantas queixas registradas, solucionadas e não solucionadas.
Investimentos HR1 Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos ou que foram submetidos à avaliação referente a direitos humanos Não se aplica
 HR2 Número total de horas de treinamento de empregados em políticas de direitos humanos ou procedimentos relacionados a Aspectos dos direitos humanos relevantes para as operações da organização, incluindo o percentual de empregados treinados
Não discriminação HR3 Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas Número de casos de discriminação recebidos e tratamento dado Conselho de Ética.
Liberdade de Associação e Negociação Coletiva HR4 Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito Fornecedores identificados em que a liberdade de associação e negociação coletiva tenham sido violados ou estejam sob risco. Relatar medidas tomadas e resultados obtidos.
Trabalho Infantil HR5 Operações e fornecedores identificados como de risco para a ocorrência de casos de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil Informar se e quantos fornecedores foram identificados quanto à ocorrência de trabalho infantil, medidas tomadas e resultados.
Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo HR6 Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo Fornecedores identificados quanto ao risco de trabalho forçado ou análogo ao escravo, medidas tomadas e resultados.
Práticas de Segurança HR7 Percentual do pessoal de segurança que recebeu treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a direitos humanos que sejam relevantes às operações
Direitos dos Povos Indígenas e Tradicionais HR8 Número total de casos de violação de direitos de povos indígenas e tradicionais e medidas tomadas a esse respeito Não se aplica
Avaliação HR9 Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de direitos humanos de impactos relacionados a direitos humanos
Avaliação de Fornecedores em Direitos Humanos HR10 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos Não se aplica
HR11 Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito Existência de avaliação de impactos negativos em direitos humanos na cadeia de fornecedores, medidas adotadas e resultados.
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas
a Direitos Humanos
HR12 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal Número de demandas recebidas referentes a impactos em direitos humanos, e qual tratamento dado.
Comunidades Locais SO1 Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local Número de pessoas beneficiadas com novas redes de distribuição de água.
Número de pessoas beneficiadas com a implantação da Tarifa Social.
Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local
SO2 Operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais Impactos negativos gerados pelas obras de ampliação das redes de distribuição de água.
Número de interrupções no fornecimento de água para intervenções programadas e emergenciais
Número de sinistros provocados por vazamentos de água e esgoto
Número de demandas recebidas sobre irregularidades na pavimentação e prejuízos na mobilidade urbana. Informar número de reclamações resolvidas e não solucionadas.
Reclamações de falta d´água, ações para melhoria do controle da falta d´água e resultados.
Número de Suspensões Programadas no abastecimento de água, com Comunicação antecipada às lideranças comunitárias por SMS.
Número de suspensões programadas no abastecimento de água, com Comunicação antecipada por TV, Rádio, internet e releases enviados à imprensa
Número de paralisações emergenciais no abastecimento de água
Número de sinistros, tipo e medidas tomadas.
Estações elevatórias concebidas de forma a emitir a menor quantidade de ruídos e número de elevatórias com biofiltro e estrutura para dispersão de gases para redução de odores.
Casos de desníveis na pista após obras de manutenção e implantação de redes e quantos foram corrigidos. O que foi feito no período para reduzir esse impacto e quais os resultados.
Combate à Corrupção SO3 Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados Informar se é feita avaliação.
SO4 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção
SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas Número de casos confirmados de corrupção, medidas tomadas e resultados.
Políticas Públicas SO6 Valor total de contribuições para partidos políticos e políticos, discriminado por país e destinatário/beneficiário Não se aplica
Concorrência Desleal SO7 Número total de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados Não se aplica
Conformidade SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos Número de multas recebidas e sanções não monetárias.
Avaliação de Fornecedores em Impactos na Sociedade SO9 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a impactos na sociedade Resultados das práticas de aquisição
SO10 Impactos negativos significativos reais e potenciais da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas a esse respeito
Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas
a Impactos na Sociedade
SO11 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal Diminuição ou aumento de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e agência reguladora e como são tratados.
Número de demandas recebidas pela ouvidoria e portal da transparência, quantas foram solucionadas.
Aumento ou diminuição do tempo de atendimento das demandas dos clientes (ligações, serviços, vazamentos, atendimentos, etc)
Número de atendimento das demandas dos clientes fora dos prazos estabelecido (ligações, serviços, vazamentos, atendimentos, etc)
Saúde e Segurança do Cliente PR1 Percentual de categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias Indicador de qualidade da água distribuída
Informar número de ligações clandestinas ou inativas retiradas e reflexos na melhoria do fornecimento de água para clientes regulares.
Número e tratamento de reclamações de falta d´água recebidas pelos canais de atendimento ao cliente.
Resultados da pratica de Inspeção da Qualidade dos materiais
PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante seu ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado Casos de não conformidade no monitoramento da qualidade da água distribuída.
Número de ETEs com efluente fora do padrão
Número de sinistros
Rotulagem de Produtos e Serviços PR3 Tipo de informações sobre produtos e serviços exigidas pelos procedimentos da organização referentes a informações e rotulagem de produtos e serviços e percentual de categorias significativas sujeitas a essas exigências Procedimentos para informar clientes sobre produtos e serviços
PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultados Não se aplica
PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente
Comunicações de Marketing PR6 Venda de produtos proibidos ou contestados Não se aplica
PR7 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultados Não se aplica
Privacidade do Cliente PR8 Número total de queixas comprovadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes
Conformidade PR9 Valor monetário de multas significativas aplicadas em razão de não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços